fbpx

A perda de peso não é um processo fácil e para algumas pessoas acaba por significar muita restrição alimentar, muitas mudanças de comportamento alimentar e, até, pode significar comprometer a nossa vida social.

Aquilo que eu gostava de escrever hoje com este tema é, o que na realidade, faz com que não consigam atingir os melhores resultados. Todas as pessoas conseguem perder peso se conseguirem manterem-se fiel ao plano alimentar traçado pelo seu nutricionista e se conseguirem ultrapassar alguns desafios que eu partilho abaixo e que considero que muitos dos leitores se vão identificar.

✅ Fins de semana

O que eu recomendo é que, se quiserem podem fazer uma refeição livre por semana. Tentem disciplinar-se ao máximo, não sou apologista de deixarmos a nossa vida social de parte mas, é importante perceber se temos objetivos em mente é preciso mantermo-nos fiéis a eles.

✅Quantidades

Hoje em dia vemos em todo o lado receitas saudáveis de panquecas, bolos, bolachas, pão e não estou a referir-me da qualidade mas sim da quantidade que comemos. Por isso, acho sempre que é importante a pesagem dos alimentos, principalmente do pão e outros farináceos.

✅Petiscar entre as refeições

Se fizerem refeições intermédias mais pequenas vão conseguir controlar mais essa vontade de andar sempre a petiscar e que muitas vezes está relacionada não tanto com fome mas com descargas emocionais.

✅Á noite, a questão do jantar

A realidade é que muitas pessoas não conseguem resistir à questão dos hidratos de carbono á noite. São alimentos que fornecem muita energia, têm essa função. Se pensarmos no ponto de vista energético sabemos que á noite é quando estamos menos ativos.

Aquilo que vejo muitas vezes em consulta é que por estarem mais em família ou porque têm mais tempo para cozinhar, infelizmente esta questão dos hidratos de carbono, á noite, boicota mesmo o nosso emagrecimento.

✅1 Copo de vinho á refeição é saudável

Bem, isto é um conceito um pouco abstrato. Para quem tem triglicéridos altos ou colesterol alto, não ajuda em nada. A ingestão de bebidas alcoólicas, no geral não facilita em nada o processo de emagrecimento. Se pensarmos que 1 copo de vinho (150-200ml) tem cerca de 150-200kcal isto dá que pensar.

A minha sugestão passa por reduzir a quantidade e planearem a sua ingestão.

✅Doces saudáveis em casa

Claro que sim! Podem fazer bolachas, muffins, bolos de banana, bolos de fruta, bolinhas energéticas, e podem realmente fazer parte da nossa rotina alimentar. Mas mais uma vez, atenção ás quantidades, por serem mais saudáveis não significa com menos densidade calórica.

✅Batatas fritas/bolachas

Muitas vezes dão a desculpa de que são alimentos para os filhos ou para o marido, no entanto, se não tiverem maturidade suficiente, não levem este tipo de alimentos para vossa casa pois são alimentos que facilmente podem boicotar os vossos resultados.

Todos estes erros que partilhei acima são muito frequentes durante o processo de emagrecimento. Irão sempre existir altos e baixos, irão certamente existir momentos que fazem com que fujam um bocadinho à rotina mas, seja qual for a situação, a escolha é sempre vossa  e existem sempre diferentes opções.

Um processo de perda de peso necessita de muita dose de realidade. É importante compreendermos mais os nossos comportamentos alimentares e cada um deve entender o seu nível de comprometimento com o plano que está a traçar com o seu nutricionista. Neste caso, uma boa ferramenta que pode ser muito útil é a escrita de um diário alimentar e balança 😊

Nunca esqueçam que os resultados são um reflexo do nosso esforço (quem me conhece certamente já me ouviu a dizer isto 😉).

Espero ter ajudado e, se se revêm nesta situação, tentem mudar alguma coisa.

Se precisarem da minha ajuda estou disponível para ajudar.

Dr.ª Inês Valente – Nutricionista

 

917 027 480

R. Antero de Quental 60

2675-690 Odivelas

Personal 20 Odivelas - R. Antero de Quental 60, 2675-690 Odivelas

Pin It on Pinterest

Share This