Com frequência no contexto de exercício físico ouvem os professores apelarem ao treino consciente e/ou intencional, mas o que significa realmente treinar com consciência ou intencionalmente?
Para responder a esta questão vou utilizar o analogismo entre treino consciente e viver o momento presente, esta última expressão muito falada no Yoga e em metodologias Mindfulness.
Um aspeto muito importante é compreender e ter consciência do que não é estar no momento presente. Existem diversas evidências que conseguem comprovar que aproximadamente 50% do tempo não estamos focados no momento presente, isto significa que não estamos presentes na experiência que estamos a viver naquele momento. Com frequência encontramo-nos no nosso “mundo mental” distraídos com pensamentos sobre o futuro e a impregnar na mente experiências passadas improdutivamente. É muito comum desviarmo-nos completamente do que estamos a fazer porque a nossa mente navega em histórias mentais que infelizmente por norma estão associadas a pensamentos autocríticos.
Esta cadeia de associação de pensamentos pode durar horas e acontece também no decorrer da prática de exercício físico.
Por termos consciência de como a mente funciona e reage às experiências que vivenciamos é que apelamos, nas aulas, ao foco, à concentração, à intenção e finalidade com que realizam a vossa tarefa, neste caso o exercício físico.
Para treinarem de forma consciente e presente é fundamental entenderem a razão por trás do exercício ou atividade que estão a realizar, razões que podem estar relacionadas com aspetos físicos ou emocionais.
Estabelecerem objetivos e metas assumindo uma mentalidade de plena consciência, de compromisso, de auto-motivação, de resiliência e poder/controlo permitirá uma mudança de paradigma.
Do ponto de vista fisiológico o treino consciente permite a observação do todo, diagnosticando as verdadeiras necessidades físicas maximizando a capacidade músculo-esquelética.
Treinar de forma plena/consciente permitirá também desenvolver uma maior flexibilidade cognitiva e o funcionamento mais assertivo da atenção.
Treinar de forma consciente é viver o momento presente!
Apliquem e colham os seus frutos!

Diana Valente – Instrutora & Personal Trainer

917 027 480

R. Antero de Quental 60

2675-690 Odivelas

Personal 20 Odivelas - R. Antero de Quental 60, 2675-690 Odivelas

Pin It on Pinterest

Share This