fbpx

Qual foi a última coisa que adquiriu, conquistou ou fez? Pense em algo mesmo que sinta que não tem, ou não teve, muita importância. Dou-lhe um segundo para pensar nisso, no porquê e em como o conseguiu.

Desde dar um passo, a, por exemplo, tirar uma licenciatura, tenha a noção clara que tudo aquilo que fazemos tem um motivo ou uma razão, ou seja, todas as ações têm um objetivo e são elas que orientam os nossos dias.

Pegando no exemplo simples, acima, acerca de dar um passo… como adulto já não necessita que alguém lhe indique como tem de o fazer, pelo que consegue, de forma independente e autónoma, ir de um local A a um local B.

No entanto, se o objetivo for conseguir determinado emprego, à partida necessita de ter conhecimentos específicos e fazer outro tipo de coisas para o conquistar. E normalmente, para ter acesso a esses conhecimentos, por exemplo, necessita de orientação, de quem o ensine, de livros, de colegas mais experientes, de líderes, etc..

Pense agora em algo que ainda não alcançou mas que gostava muito de o conseguir. Algo no qual tem sentido dificuldades e/ou não sabe bem como fazer. É nesta altura que entra em ação um Coach. Alguém que vai ajudá-lo a chegar ao seu objetivo ou a atingir aquilo que necessita para o alcançar, como por exemplo, a motivação (motivo para a ação). Chama-se a isto Coaching Motivacional, um processo que o ajuda a encontrar, de forma mais eficaz, o caminho para atingir o seu objetivo.

Em todos os processos de coaching existem ferramentas comuns e o princípio é sempre o mesmo: questionar/condicionar o seu cérebro para que este sozinho encontre as melhores respostas aos seus desafios e mais facilmente concretize os seus sonhos.

Resumindo: Coaching Motivacional é ajudá-lo a passar do seu estado presente para um estado específico desejado ou objetivo (ex: ganhar um corrida, perder peso, etc.).

Por sua vez, o Coaching de Transformação ou Transformacional parte de uma premissa diferente. Adianta de muito pouco começar a falar de objetivos quando a pessoa em si não está preparada para aquilo que é necessário fazer, ou nem sequer sabe o que realmente quer.

De certeza que já lhe aconteceu saber o que tem de fazer, ou parar de fazer, mas nem por isso levou a cabo essa ação. Acontece a todos mas quando acontece não deve ignorar e sim tomar consciência do sucedido e analisar de uma perspetiva imparcial.

Tudo começa com uma sensação de descontentamento que se vai intensificando com o passar do tempo. Se não existir um trabalho de auto consciência sobre si mesmo o mais certo é passarem-se meses ou anos e continuar com a mesma sensação.

Então, num processo de Coaching Transformacional, em vez de iniciarmos pelos seus objetivos começamos por aquilo que são os seus “pilares”(a sua base) ou, mais corretamente, denominado de níveis neurológicos: ambiente externo, comportamento, habilidades e capacidades, crenças e valores, identidade e missão.

Só depois de ter estes níveis bem estruturados é que pode começar a pensar em objetivos de forma a termos os recursos necessários para os atingirmos.

Por isso, chama-se Transformacional porque exige uma transformação pessoal, algo muito mais significativo e duradouro.

Poderá estar a pensar que não é o seu caso. Lamento informá-lo que está errado. Tudo aquilo que já alcançou, realmente importante, exigiu uma transformação mais profunda da sua maneira de “funcionar”.

Assim, se há algo que realmente pretende alcançar, saiba desde já que uma mudança muito séria terá que ocorrer, senão, mesmo que por momentos tenha a sensação que algo possa estar a mudar, no final de tudo vai perceber que ficará na mesma menos uma coisa – o tempo. Esse terá passado. E há outra coisa que também estará diferente: a sensação de arrependimento, por ser demasiado resistente à mudança e assumir que a maneira como é no presente é a única forma que consegue ser porque sempre assim foi.

Na próxima 4ª feira dia 26 de junho, gostava de lhe apresentar uma oportunidade de criar uma versão sua 2.0.. Uma versão com muitos updates, muitas atualizações, que o vão tornar numa pessoa mais capacitada, mais flexível e mais eficiente, pelo que o melhor de tudo é que essas atualizações também terão impacto nas pessoas mais próximas de si.

Está preparado?

Então até já 😉

Pedro Figueiredo – PT & COACH

917 027 480

R. Antero de Quental 60

2675-690 Odivelas

Personal 20 Odivelas - R. Antero de Quental 60, 2675-690 Odivelas

Pin It on Pinterest

Share This