O nosso tempo é valioso e só ir ao ginásio já requer muita motivação, por isso todos queremos ter a certeza de que o treino que lá fazemos nos vai ajudar a atingir o nosso objetivo.
Vemo-nos então confrontados com uma “complicada” decisão: devo fazer um treino de cardio ou um treino de força?

Antes de podermos responder a esta questão, é importante sabermos o que é um treino de cardio e em que consiste um treino de força?

TREINO DE CARDIO
“Cardio” é o calão para exercício cardiovascular e tem como objetivo melhorar o nosso sistema cardiovascular. Dele fazem parte todos os exercícios que elevem a nossa frequência respiratória e cardíaca. E, mais especificamente no contexto deste artigo, consideramos treino de cardio os exercícios que elevam a nossa frequência cardíaca durante um período mais prolongado, como, por exemplo, correr ou até mesmo fazer uma aula de dança.

TREINO DE FORÇA
O treino de força tem como objetivo trabalhar o nosso sistema muscular, promovendo o aumento da massa muscular e a melhoria da nossa força e resistência. É composto por todos os exercícios em que o nosso movimento se opõe a uma resistência externa, como por exemplo, fazer flexões com o peso do corpo ou realizar uma aula de Pilates.

E AFINAL, QUAL É A MELHOR OPÇÃO?
Os resultados que desejamos ditam o tipo de treino a fazer, e em que quantidade. Por isso, agora que já sabemos em que consiste cada tipo de treino, é fácil perceber que alguém que pretenda correr uma maratona deve investir a maior fatia do seu tempo no treino de cardio e, quem queira ficar mais forte e tonificado, deve investir no treino de força.

Mas e se o nosso objetivo não for nenhum destes mas apenas melhorar a saúde e perder alguns daqueles quilos extra que tanto nos incomodam a todos, o que devemos fazer?

Neste caso, recomendo-vos o treino de força! Ajuda-nos a fazer face às exigências das tarefas quotidianas (através do aumento de força), a melhorar a mobilidade e a aumentar a densidade óssea. Resumindo, ajuda-nos a ter mais qualidade de vida. E, como se isso não bastasse, deixa o nosso corpo tonificado. E quem não gosta de ir para a praia a usar o fato de banho com confiança? :)
Quanto à perda de peso, apesar de uma sessão de cardio proporcionar o gasto de mais calorias, a longo prazo ganha o treino da força. Porquê? Porque é um treino mais eficiente, que nos permite mais facilmente ir aumentando a exigência sem termos que aumentar a duração das sessões (o que aconteceria com o treino de cardio).

Ainda assim, sabendo tudo isto, recomendo que deve sempre escolher o tipo de treino que mais gosta de fazer pois o melhor exercício é aquele que realmente aprecia e, consequentemente, fará mais vezes com motivação.

Bons Treinos :)

Christoph Fetkenheuer – Personal Trainer

917 027 480

R. Antero de Quental 60

2675-690 Odivelas

Personal 20 Odivelas - R. Antero de Quental 60, 2675-690 Odivelas

Pin It on Pinterest

Share This