“Se eu treinar força vou ficar maior e eu não quero!”

Esta ideia está enraizada na mente de muitas das mulheres que iniciam um novo regime de exercício físico. Julgam que por levantarem pesos vão ganhar tanta massa muscular que ficam com um corpo de “mulher-Hulk”. Mas, na verdade, conseguir este físico é extremamente difícil. Por isso, não se preocupem, não é por levantarem pesos e comerem espinafres que vão acordar no dia seguinte com braços iguais aos do Popeye.

O papel da testosterona

As diferenças fisiológicas existentes entre ambos os sexos fazem com que as mulheres tenham muito mais dificuldade em conseguir aumentos de massa muscular. Esta dificuldade está ligada ao perfil hormonal das mulheres, nomeadamente ao nível de testosterona. Esta hormona é uma das principais responsáveis pelo processo de produção de tecido muscular, e as mulheres têm níveis 10 a 20 vezes inferiores comparativamente aos homens. E sem esta testosterona extra, as mulheres simplesmente não conseguem músculos tão volumosos.

Mas e aquelas culturistas que aparecem nas capas das revistas?

Primeiro, é importante perceber que as mulheres que aparecem nas capas das revistas, culturistas e atletas competitivas, representam apenas uma pequena minoria da população geral, são a exceção à regra. O que vemos é o resultado de anos de dedicação ao físico. São extremamente cuidadosas com o que comem, passam horas a treinar, otimizam toda a sua vida em redor do objetivo de atingirem um certo físico e, mesmo assim, muitas têm ajudas externas (esteroides anabolizantes). Estes corpos não acontecem por acidente. São maiores as vossas hipóteses de verem um alienígena a beber uma cerveja num bar do que depois de um treino ficarem com músculos iguais às de uma culturista.

“Quero só tonificar os músculos”

Quando falamos em tonificar, o que na verdade pretendemos é que se vejam os nossos músculos definidos. Conseguimos atingir isto criando músculo para mostrar e removendo a camada de gordura que os esconde. Devemos então focar-nos no treino de força e em estratégias nutricionais equilibradas. E, idealmente, este treino de força é executado com carga considerável, pois os músculos tonificados e em forma que tanto querem são exatamente os mesmos que os músculos grandes e fortes dos quais tanto fogem. Não existe exercício que tonifique mais que outros, são todos os mesmos.

Corpos “Danone”

Depois de lerem isto já podem ficar descansadas sabendo que para ficarem com corpo de “mulher-Hulk” teriam, não só de passar muitas horas no ginásio, fazer dietas extremas, ter uma genética rara, e alguma ajuda de esteroides anabolizantes, como o teriam que fazer durante anos. Por isso, já não precisam de ter medo do treino de força. Querem um traseiro mais firme? Peguem nos halteres mais pesados e façam agachamento e peso morto. Confiem em mim. Façam treino de força! Vão ficar com o corpo mais tonificado, com as curvas onde as querem, e vão sentir-se mais confiantes da próxima vez que forem à praia de biquíni.

Espero ter ajudado a esclarecer.

Deixem os vossos comentários 🙂

Bons Treinos!

Christoph Fetkenheuer – Personal Trainer

917 027 480

R. Antero de Quental 60

2675-690 Odivelas

Personal 20 Odivelas - R. Antero de Quental 60, 2675-690 Odivelas

Pin It on Pinterest

Share This