fbpx

Quem já leu sobre o tema ou quem pratica regularmente, sabe que o Método de Treino de PiILATES é caraterizado por um vasto repertório de movimentos de elevada exigência.
Durante a prática do método, é possível recorrer à utilização de diversos aparelhos e equipamentos, os quais foram criados pelo próprio Joseph Pilates e surgiram da necessidade de ajudar os praticantes a melhorarem os seus padrões de movimentos e a serem mais eficazes na sua execução.
No nosso estúdio temos aulas de Pilates em que trabalhamos apenas no colchão – MATWORK – onde prevalece o desafio da força maioritariamente pela ação da gravidade e aulas em que trabalhamos com PEQUENO EQUIPAMENTO – bola, mini bola, banda elástica e magic circle (entre outros, estes são os escolhidos por nós).

As vantagens de utilização de PEQUENOS EQUIPAMENTOS são:
– Facilitar a execução de um exercício, adaptando às necessidades e condicionantes de saúde de cada praticante;
– Aumentar o desafio de execução para um praticante mais regular e de nível avançado;
– Diversificar os estímulos musculares exigidos em cada movimento;
– Aumentar a consciência corporal, por exigir uma correta colocação dos segmentos corporais;
– Tornar as aulas mais dinâmicas;
– Evidenciar a existência e a importância dos principais princípios do Método de Pilates – Centralização, Concentração, Controlo, Fluidez e Respiração.

Cada um destes equipamentos por nós utilizados dá um contributo particular aos movimentos.

BOLA – pela sua dimensão, dificulta o seu domínio e confere maior instabilidade aquando da execução dos movimentos. É, por isso, uma ótima forma de fortalecer os músculos estabilizadores da cintura escapular, da cintura pélvica e dos músculos que envolvem a coluna.
MINI BOLA – de dimensão reduzida, possível de agarrar com uma mão apenas, favorece o trabalho de mobilidade e o trabalho unilateral.
BANDA ELÁSTICA – resistência elástica permite adaptar a intensidade, ajuda a melhorar a resistência muscular e a precisão de cada movimento.
MAGIC CIRCLE – dos mais “ temidos” mas também dos mais apreciados equipamentos, pelo desafio à força necessária para o deformar. Importante para o fortalecimento dos músculos mais internos, principalmente adutores e soalho pélvico.
Acima de tudo, estes equipamentos contribuem para o enriquecimento das aulas, permitem que o praticante seja mais bem sucedido na realização dos exercícios e que adquira competências de movimento úteis no seu quotidiano.

Ame o seu corpo pelo que ele é capaz de fazer, não pela sua aparência!” – Joseph Pilates

Andreia Marques – PT & Instrutora

917 027 480

R. Antero de Quental 60

2675-690 Odivelas

Personal 20 Odivelas - R. Antero de Quental 60, 2675-690 Odivelas

Pin It on Pinterest

Share This