– “Peço desculpa, Senhor,” (perguntou Alice)

– “Pode-me dizer que estrada devo seguir?

Sabiamente, a lagarta perguntou:

– “Para onde quer ir?

De um certo modo afetada, Alice responde:

– “Oh, eu não sei para onde vou, senhor.

– “Bem,” (respondeu a lagarta) “se não sabe para onde vai, não importa muito que estrada deve seguir.

Alice no País das Maravilhas – Lewis Carrol

Desde muito cedo que estabelecer objetivos é algo natural para mim, o que em muito se deve ao meu passado enquanto atleta de competição (no meu caso, na modalidade de natação), e venho aqui tentar explicar como funciona todo esse processo.

Este artigo dividir-se-á em duas partes distintas. Numa primeira instância procurarei explicar qual a importância de estabelecermos objetivos e quais as razões pelas quais devemos fazê-lo. Posteriormente, irei demonstrar como devemos fazê-lo através de um dos métodos mais utilizados atualmente em diversas áreas, desde o desporto até à gestão empresarial.

Em primeiro lugar, os motivos pelos quais devemos estabelecer objetivos:

1º – Foco – estabelecer objetivos vai-nos permitir ter um foco. Sem um objetivo, todo o processo vai parecer mais confuso e atabalhoado.

2º – Medir o progresso – uma das grandes vantagens de termos um objetivo bem definido é que podemos medir se o que estamos a fazer nos está a fazer aproximarmo-nos do nosso objetivo ou não e consequentemente, adaptar o nosso plano de ação.

3º – Motivação – um dos principais motivos para se praticar menos atividade física é a falta de motivação. Será que com objetivos bem delineados esta desmotivação irá surgir? Parece-me muito mais difícil que assim aconteça.

4º – Plano de Ação – por último e não menos importante, ter objetivos bem estruturados e definidos permite-nos decidir qual o caminho a seguir e quais os passos a tomar com vista ao nosso objetivo final. Não basta apenas definir concretamente o que queremos alcançar, definirmos antecipadamente a forma como o vamos fazer é também de extrema importância.

Para que possa definir objetivos de forma estruturada, deixo agora o método que atualmente é mais utilizado para o fazer – Método SMART!

S – Specific (Específicos) – os objetivos devem ser claros e o mais específicos possível. De outra forma é muito mais complicado manter a motivação para os alcançar

Exemplo:

Quero perder peso” vs. “Quero perder 5 Kg“.

M – Measurable (Mensuráveis) – uma das grandes vantagens de definir os objetivos de forma clara e específica é poder ir medindo o progresso ao longo do tempo, mantendo o foco e a motivação!

A – Attainable (Tangíveis) – no momento de definir os objetivos, devemos fazê-lo de forma realista, isto é, deve ser algo que nos desafie e que nos faça sair da zona de conforto mas que, em simultâneo, seja possível de alcançar.

Exemplo:

Quero perder 3 Kgs num mês” vs. “Quero perder 15 Kgs em 1 semana

R Relevant (Relevantes) – se não definirmos objetivos que sejam relevantes para nós próprios, qual o motivo para mantermos o foco e a motivação sem desistir?

DICA EXTRA: Todos precisamos de ajuda e apoio para perseguir os nossos objetivos, mas é importante que o cumprimento dos mesmos dependa essencialmente de nós próprios.

T Time Based (Tempo) – todos os objetivos devem ter uma deadline. Porquê? Permite-nos traçar um plano e organizarmo-nos para os cumprir! Para além disto, impede a procrastinação! Se chegar ao final do prazo que definiu para cumprir o seu objetivo e não o tiver alcançado, o pior que poderá acontecer é estar mais próximo de o conseguir.

Exemplo:

Quero perder 4 Kg” vs. “Quero perder 4 Kg em 2 meses“.

Agora é colocar em prática e entrar em ação! E sugiro o seguinte:

FAÇA ESTE EXERCÍCIO: pegue numa folha de papel e, seguindo este modelo que apresentei, trace os seus objetivos pessoais! Depois de o fazer, aí sim é hora de começar a pensar no seu Plano de Ação.

E não se esqueça que pode sempre pedir ajuda e que no nosso estúdio Personal20 Odivelas existe uma equipa multidisciplinar, da qual eu faço parte, com conhecimentos nas áreas do exercício físico e saúde, nutrição e coaching/desenvolvimento pessoal e profissional.

Até Já 😊

Rodrigo Rosa – Personal Trainer

917 027 480

R. Antero de Quental 60

2675-690 Odivelas

Personal 20 Odivelas - R. Antero de Quental 60, 2675-690 Odivelas

Pin It on Pinterest

Share This