Nos dias de hoje ainda existe muito o mito que para perder peso é preciso correr imenso ou fazer exercícios apenas cardiovasculares, no entanto isto não passa apenas de um mito.

“Se realizar apenas exercícios cardiovasculares o que vai acontecer?”

Ao executar apenas esse tipo de exercícios vai perder peso sim… mas irá demorar o dobro do tempo do que se realizar um treino de força curto e intenso, além de que, através deste tipo de treino, irá perder a massa gorda mas também a massa muscular. Já reparou que os maratonistas são magros mas com muito pouca massa muscular? Isto devido ao treino deles ser apenas baseado na corrida.

“Costumo fazer caminhadas, ou uma breve corrida, devo deixar de fazer?”

 Claro que não! O treino cardio é bom mas não o mais eficaz para a perda de peso, no entanto, num dia que não tenho treino de força, pode optar por realizar a sua caminhada/corrida pois é sempre benéfico, obrigando assim o nosso corpo a gastar calorias extras.

“Ao realizar treino de força vou ficar “grande” e não quero!”

Não passa de mais um mito pois para tal acontecer é necessário o exercício ser com uma regularidade extrema, ter uma dieta controlada ao detalhe, tal como hidratar-se devidamente, não descurar do descanso, respeitando as horas de sono, etc..

Pode ficar descansado que ao realizar este tipo de treino não irá ficar com uma massa muscular muito volumosa mas sim com mais definição, atingindo mais rapidamente o seu objetivo.

Treino de Força vs Treino Cardiovascular

No treino de força o que irá acontecer é que irá ganhar massa muscular e perder a massa gorda que é o ideal para existir uma transformação corporal bastante agradável. O objetivo do treino de força é ser curto e intenso no qual decorre um processo fisiológico conhecido por EPOC, isto é, o consumo adicional de oxigénio que acontece depois do treino para repor as suas reservas energéticas e assim obrigar o corpo a consumir mais calorias após o treino e, desta forma, queimar mais gordura.

O treino cardiovascular deverá ser um complemento e não uma substituição do treino de força devido a tudo o que referi anteriormente e, ainda assim, o ideal será ser um treino curto e intenso como, por exemplo, um treino HIIT, que em português significa treino Intervalado de alta intensidade, que consiste num treino em que conjugamos exercícios de cardio e exercícios de força, sendo estes últimos com pouca carga mas com ótimos benefícios para a perda de massa gorda.

Agora que já está mais esclarecido sugiro que refaça o planeamento de treinos semanal para que o mesmo seja o mais eficaz possível e ajustado às suas necessidades.

Bons Treinos!

José Bernardo – Personal Trainer

 

917 027 480

R. Antero de Quental 60

2675-690 Odivelas

Personal 20 Odivelas - R. Antero de Quental 60, 2675-690 Odivelas

Pin It on Pinterest

Share This