fbpx

Quanto mais suo mais calorias gasto?

Depois de um treino de HIIT, acabamos com as roupas molhadas por transpirarmos intensamente. E muitos acreditam que este suor é sinónimo de maior perda de peso. Mas será mesmo assim?

Porque transpiramos?

A transpiração é o mecanismo natural mais eficaz que o organismo tem para regular a nossa temperatura corporal. Ao menor sinal de aquecimento do nosso corpo, causado pela temperatura externa, por fatores emocionais, como o nervosismo, ou pela atividade física, as nossas glândulas sudoríparas expelem suor, que, ao ser evaporado da pele, produz um efeito de arrefecimento, garantindo assim que a temperatura do corpo não aumenta em demasia.

A minha colega de treino costuma suar mais que eu, é sinal de que se esforça mais?

Não. Todos somos diferentes na maneira com o nosso corpo reage a um aumento de temperatura corporal. O quanto transpiramos depende da nossa fisiologia, do nível de condição física (quanto mais em forma a pessoa estiver, mais rapidamente começa a suar. Não estavam às espera desta, pois não?), do sexo (as mulheres tendem a suar menos que os homens), da temperatura externa, da humidade, do nosso estado de hidratação, até do que estamos a vestir.

Mas afinal, suar emagrece?

Quem não viu já o seu peso reduzido imediatamente depois de um treino onde suámos muito?! Não se deixem enganar pela balança. Este peso que perderam não é porque eliminaram gordura, mas sim porque perderam água através da transpiração. E basta reidratarem-se no final do treino que recuperam logo esse peso perdido. A transpiração não “queima” calorias.

A transpiração não é uma medida da quantidade de calorias que “queimamos”

Pegando novamente no exemplo anterior da sua amiga que sua mais que você durante o treino, isto pode estar relacionado com a genética distinta das duas, ou porque você começou num estado de maior desidratação, ou até mesmo porque a sua amiga está vestida com roupa mais fresca. Mas de certeza que não é porque gastou mais calorias durante o treino. Basta pensar que se tal fosse verdade, no final daquelas férias de praia em que passamos horas debaixo de um sol abrasador e suamos imenso, estaríamos uns quantos quilos mais magros.

Christoph Fetkenheuer – Personal Trainer

 

917 027 480

R. Antero de Quental 60

2675-690 Odivelas

Personal 20 Odivelas - R. Antero de Quental 60, 2675-690 Odivelas

Pin It on Pinterest

Share This