Se quer ficar em forma e não tem muito tempo, o treino HIIT – High Intensity Interval Training – poderá ser o mais indicado para si!

Já há vários anos, que a ACSM (American College of Sports Medicine) coloca este tipo de treino no ranking das tendências mundiais do fitness.
Uma pesquisa realizada há 14 anos, através de questionários online, para profissionais de educação fisica no mundo inteiro, colocou o treino HIIT num prestigiado 2º lugar, numa lista com mais de 20 itens, como tendência para 2020.

O HIIT é descrito como treino intervalado de alta intensidade e pode ser realizado em praticamente qualquer tipo de atividade: com passadeira, com bicicleta, na natação, com vários tipos de materiais, só com o peso corporal, etc..

É um treino no qual são intercalados exercícios de alta intensidade com exercícios de baixa intensidade. O objetivo é fazer com que o metabolismo fique acelerado e que continue a queimar calorias nas 48h após o treino.

Para que um treino seja considerado como treino HIIT, novamente segundo a American College of Sports Medicine (ACSM), os intervalos de alta intensidade devem variar de 5 segundos até 8 minutos e serem realizados entre 80% e 95% da frequência cardíaca máxima da pessoa, ou seja, do número máximo de batimentos que o coração é capaz de efetuar em um minuto.

Importante referir também, que podem ser feitas adaptações para o sucesso da aula e dos participantes.
A motivação dos nossos alunos é, pois, uma das nossas maiores preocupações e, por isso, adaptamos o treino HIIT proporcionando um treino coreografado duas semanas por mês (2ª e 4ª semanas de cada mês). O objetivo é, dentro da mesma modalidade, proporcionarmos diferentes estímulos aos participantes, para que não se acomodem com treinos iguais todas as semanas e para conseguirmos agradar a todos os gostos. Ou seja, todos os meses existe um planeamento diferente (uma nova prescrição de treino), pelo que na 1ª e 3ª semanas, de cada mês, a sequência repete-se e na 2ª e 4ª semanas igualmente mas estas duas com coreografia.

O HIIT coreografado respeita o príncipo do treino HIIT convencional, mas ao som de músicas energéticas e com coreografias simples, para que ao mesmo tempo que treina, se divirta, quer ao ritmo das melhores músicas do momento, quer ao som dos hits dos anos 80!

As nossas aulas de HIIT têm um máximo de 10 pessoas, respeitando o nosso conceito mais personalizado, de forma a que possamos chegar a todos os alunos e, se necessário, orientá-los para diferentes opções mais adequadas aos seus condicionamentos/objetivos. Razão pela qual, podemos encontrar alunos dos 20 aos 70 anos!

Se é nosso aluno e anda a adiar experimentar esta modalidade, não falte às aulas já na próxima semana! Se ainda não treina e está a pensar começar, marque a sua aula experimental pois vai adorar a boa energia deste treino e a sensação e os resultados após o mesmo 😉

Maria João Alegre – Instrutora

917 027 480

R. Antero de Quental 60

2675-690 Odivelas

Personal 20 Odivelas - R. Antero de Quental 60, 2675-690 Odivelas

Pin It on Pinterest

Share This